• A Música Angolana no seu melhor!

    [BIOGRAFIA] - YOLA SEMEDO



    YOLA SEMEDO

    YOLA MOUTOFA COIMBRA SEMEDO, nascida no município do Lobito, província de Benguela 8 de Maio de 1978) mais conhecida por Yola Semedo é cantora, dançarina, compositora, arranjadora vocal e produtora angolana, nascida no Lobito, criada em São tome e príncipe, Cantora desde a infância, Yola Semedo chegou à fama no ano de 1997 como vocalista do grupo Impactus 4 com sucesso “magui”.

    Iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista, do grupo IMPACTUS 4 (formada por seus irmãos), na cidade onde nasceu, tendo feito sua primeira grande aparição pública no cinema Arco Íris, na cidade do Lubango, interpretando a música “A MINHA BONECA”.

    Devido a sua idade, YOLA SEMEDO não participava sempre dos shows dos IMPACTUS 4, vindo então a fazer maiores participações apenas 1 ano depois, sempre como vocalista, participando no Acampamento Internacional Augusto N´gangula, que teve lugar no Futungo II em Luanda. Em finais desse ano 1985, seu pai Orlando Mendes Semedo, dá início a um novo projeto musical, depois dos IMPACTUS 4 e muitos outros, a “PROJECÇÃO”, grupo em que YOLA SEMEDO começa a tocar teclados, continuando o cantar.


    No entanto, YOLA SEMEDO continuava também como vocalista dos Impactus 4, tendo nesse mesmo ano de 1985, participado no Festival Internacional da UNESCO, realizado na cidade de SÓFIA, Bulgária, tendo sido condecorada com o diploma de “VOZ DE OURO” do festival, entregue pelo então Secretário Geral da ONU, Javier Perez der Cuellar. No ano seguinte 1986, participa também como vocalista dos Impactus 4, no Festival da Figueira da Foz em Portugal, Aniversário da Organização de Pioneiros de São Tomé e Príncipe, e também é condecorada pelo Governo desse País como “VOZ DE OURO FEMININA INFANTIL DE ÁFRICA”, cujo diploma foi entregue pelo então Presidente Pinto da Costa, Aniversário da Organização de Pioneiros de Moçambique e primeiro aniversário da morte do Primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel.

    Desde então, YOLA SEMEDO prossegue a sua carreira com “A PROJECÇÃO”, até finais de 1989. Em meados de 1990, YOLA SEMEDO emigra com sua família, para a República da Namíbia, onde residiu até finais de 2005.

    Durante um ano, de 1990 a 1991, tanto YOLA quanto os seus irmãos, tiveram que se adaptar a nova realidade, outra vida, num País diferente, tendo assim ficado durante esse período sem exercer qualquer atividade musical. Em finais de 1991, Os Impactus 4 retomam a vida musical, e YOLA SEMEDO, preenche o vazio que depois de Osvaldo, tinha sido também deixado pelo “KOTA” Semedo (nos teclados).

    Para ela, na verdade tocar teclados não era nada de estranho; teve somente que contar com a ajuda e experiência dos irmãos para aperfeiçoar durante aquele interregno de um ano. YOLA SEMEDO começa então a traçar uma nova trajetória na sua vida musical, como vocalista e tecladista dos Impactus 4, levando a sua música a novos espaços, pisando novos palcos, entre eles, WINDHOEK, SWAKOPMUND, ORANJEMUND, WALVISBAY, OSHAKATI, RUNDU ( cidades na Namíbia), CAPE TOWN, JOHANNESBURG, PRETÓRIA, DURBAN (África do Sul), EXPO 98 – LISBOA, HAMBURG, MUNIQUE, FRANKFURT (Alemanha), ROTERDÃ (Holanda), LUXEMBURGO, ANTUÉRPIA (Bélgica), PARIS E TOULUSE (França), ILHA DO SAL (FESTIVAL DE SANTA MARIA (Cabo Verde), MAPUTO (Moçambique).



    Ainda na Namíbia, participou em festivais e galas com outros artistas de renome internacional tais como: SALIF KEITA, MANU DIBANGO, ISHMAEL LO, LUKY DUBE, BRENDA FASSIE, IVONE SHAKA SHAKA, BAYETE, DR. VICTOR, MICHAEL JACKSON (Gala oferecida pelo então Primeiro Ministro da Namíbia Hage Gaingob), STEVE WONDER (Gala oferecida pelo então Primeiro Ministro da Namíbia Hage Gaingob) e tantos outros...

    YOLA SEMEDO, como artista individual, conta neste momento com Duas (2) obra discográfica “YOLA SEMEDO” e “MINHA ALMA”.

    Como fruto desta obra YOLA foi premiada, em 2007, como Diva da Musica e Diva do Momento. Não obstante ser uma obra um pouco recente, a mesma obra e a carreira da cantora fizeram com que, pelo 2º ano consecutivo, YOLA fosse nomeada a “Diva da Musica 2008 de Angola”, através de votação popular realizada pelo Jornal de Angola, com apoio de divulgação do toda a mídia nacional angolana.

    É actualmente artista Angolana mais premiada: Ganhou o prémio de “Voz de Ouro de África” (1995) em representação de Angola no festival organizado pela Unesco, na Bulgária. Foi considerada melhor voz feminina de Angola três vezes (2000, 2006, 2007), ganhou o prémio de Balada do Ano (2006), melhor intérprete feminina, duas vezes (2006, 2007), Diva do Ano, em 2007 e 2008, vencedora do Top dos + Queridos (2010), com a  canção Injusta, entre outros troféus.

    Além do seu inquestionável talento vocal, a cantora é conhecida pelo seu aspecto físico que a tornou numa das mais cobiçadas sex symbol angolanas. Dona de umas curvas inigualável, Yola Semedo é uma das artistas mais queridas pelo universo Platina de 156 países. “minha alma” cd de sucesso aqui na revista platina cujo tema say yo é o numero 1 do top “ANGOMUSICAS”.




    9 comentários:

    1. desejo a yola semedo tudo de bom, e que a sua vida e carreira musical seja um sucesso, sucessivo, de sucessos sem cessar!!! beijo

      ResponderEliminar
    2. Sou fã número 0 da Yola Semedo,todas as suas músicas são sucessos,admiro-te muito,que continues a cantar e encantar como só tu sabes.Felicidades,sucessos,amor e muita saúde te dejeso de coração

      ResponderEliminar
    3. yola para ti mais uma vez muitas felicidades te curto bwe e espero que voltes com a mesma garra de sempre

      ResponderEliminar
    4. palavras sao escasias para que eu possa debrucar do meu sentimento e carinho por ti, tuas musica me fazem delirar,, tua voz me faz vibrar, es demais, Se Deus e por ti quem sera contra ti? daquel que te consagra um infinto sucesso.
      GUGAS (Mozambique)

      ResponderEliminar
    5. Anatercia domingos kindala 923218223sábado, abril 13, 2013

      Yola Moutofa ou melhor semedo(risos) você e a prova de que Deus,exesti se eu fosse Deus não ti faria sofre,mas como não só sou Deus,digo-te força força força a luta continua,bom eu sei que tu xtais preparada para vencer eu ti amo assim como Deus,bjs ao seu bb que a melhor coisa na vida de uma mãe que Deus abenc ele porquê eu já abenc

      ResponderEliminar
    6. Ela é mesmo uma das incotestáveis vozes da music angolana.

      ResponderEliminar
    7. No início da biografia é referenciado que Yola Semedo foi criada (crescida) em São Tomé e Príncipe. É verdade? Caso seja, em que zona e durante que período?

      ResponderEliminar
    8. Incrivel a sua bibiografia, portanto mereces mesmo

      ResponderEliminar

    LEIA ANTES DE COMENTAR!
    Os Nossos Respectivos Cumps.
    Os comentários deste Blog são moderados.
    Só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Administrador do Blog, por favor seja pacifico antes de publicar o seu comentário.

    Em caso de dúvidas:
    - Leia completamente o Post, para evitar cenas repetidas;
    - Seu comentário precisa ser relacionado com o assunto em questão;
    - Leia os comentários anteriores, procure se não há resposta já publicada.
    - Não forneço atendimento individual e particular;
    - Utilize o Fórum do Blogger para reportar problemas;

    Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

    Se quiser enviar uma sugestão de artigo, envie através do nosso E-mail: angomusicas@hotmail.com.

    Não aceitamos comentários que contendo links externos, nem com pedido de parcerias. Informações sobre parcerias basta enviar o seu pedido para angomusicas@hotmail.com.

    Muito obrigado e volte sempre!