• A Música Angolana no seu melhor!

    [BIOGRAFIA] - Bonga



    No dia 20 de outubro de 2008, Bonga está para lançar seu novo álbum "Bairro", gravado em Lisboa e Paris, as duas cidades onde ele escolheu para viver.Na idade de 65 anos, idolatrado por uma geração jovem que acaba de descobri-lo, uma geração que ele chama de seus filhos, Bonga ainda passeios estádios do mundo, orgulhosamente ostentam batida do samba como uma bandeira, surpreso e encantado quando Christophe Mae pede-lhe para vir e cantar um dueto no palco em Bercy, lisonjeado por receber os pedidos de recurso em duetos que em breve será liberada ou propostas para remixar músicas de seu repertório de DJs que poderiam ser seus netos.Assim, Bonga, como você conseguiu ficar tão jovem e animado?

    «BAIRRO» Lusafrica - CD 562212 - para fora em 20 de outubro de 2008

    Bonga ganhou um lugar permanente no coração dos angolanos quase 30 anos atrás, quando ele começou a cantar de humilhação da África, a miséria do exílio e da rebelião contra o colonialismo.Junto com Fela Kuti, Bonga é um pioneiro da "africanidade" e tem incansavelmente denunciou os conflitos partidários e étnicas que devastaram o país durante quase duas décadas.

    José Adelino Barceló de Carvalho nasceu em 1943 em Kipri (Angola). No início, as suas convicções políticas levaram a rejeitar o seu nome "colonial e assumir o mais autêntico de Bonga Kuenda.Seu objetivo - além da recuperação de um certo anonimato - foi a de fazer uma declaração sobre a sua posição sobre a identidade e anti-colonialismo. Bonga Kuenda Africano é um nome que significa "que está procurando, que está sempre à frente e movendo-se". Na época, Bonga vive em uma favela ou "musseque", que significa "construído com areia" em Kimbudu, a língua de um dos principais grupos étnicos de Angola.

    Bonga foi introduzido à música em uma idade muito precoce de seu pai, que era acordeonista de um grupo que tocava Rebita, a música dos pescadores na Ilha de Cabo, um dos bairros mais pobres de Luanda. Inicialmente, ele jogou o dikanza ", um instrumento de percussão feitos de bambu ranhuras e golpeado com um bastão de madeira, visto como o símbolo de um retorno ao básico.Fervor popular e ação em apoio de fortes demandas políticas relacionadas à ocupação colonial Português basearam-se principalmente na música tradicional e histórias contadas pelos mais velhos. Este renascimento cultural desempenhou um papel importante, unificar o povo e reabilitar a sua memória colectiva.

    "Toda a cultura de Angola (história, linguagem e música) estava sob domínio Português. Linguagens tradicionais foram proibidas e Africano música também.Uma vez que não tinha armas para lutar com, resistimos a nível cultural, especialmente através da formação de grupos folclóricos de música e executando canções que readopted ancestral formas Africano, embora suas letras referiam claramente a agitação da época, a pobreza, a violência colonial e as revolta latente. "

    Inspirado pelo "semba" (o gênero popular de Luanda que é uma expressão local da "qualidade" musical moderno formando a base do samba no Brasil), Bonga formaram um grupo chamado Kissueia, uma palavra Kimbudu que se refere à miséria nas áreas pobres .

    Encontrando o reconhecimento como atleta, Bonga saiu de Angola para Lisboa no início dos anos sessenta. Sob o nome Barcelo de Carvalho, tornou-se titular de Portugal registro de 400 metros (um título que ele manteve durante uma década).Ao mesmo tempo, sob o nome de Bonga, ele se tornou um membro ativo do Movimento Popular de Libertação de Angola. Quando a polícia Português político (o temível PIDE) percebeu que Barceló de Carvalho Bonga e eram uma ea mesma coisa, ele mal teve tempo de fugir para Roterdão, onde ele começou a vida como um exilado. Sozinho e sem contato no grande porto holandês, ele se reuniu com os músicos da comunidade cabo-verdiana.Incentivado pela solidariedade dos seus "irmãos", ele começou a escrever novamente e lançou o lendário "Angola 72" álbum. Abastecido com uma melancolia agonizante, o seu 10 canções se relacionam e resumir sua experiência em Luanda. Logo, o registro foi contrabandeada para Angola, onde foi distribuído ilegalmente e se tornou uma espécie de manifesto de independência entre a população.

    "Nesse álbum," Bonga diz, "você pode sentir todas as emoções que encheu o meu coração no momento e os ecos das experiências que se mostrariam cruciais na minha vida mais tarde." Em particular, o álbum apresenta músicas mais famosas de Bonga, "Mona Ki Ngi Xica», uma faixa que mais tarde iria participar da trilha sonora do filme de Cédric Klapisch "Chacun Cherche filho chat" (Quando o gato está fora).

    Depois de Roterdão, Bonga mudou-se para Paris, onde aprendeu a tocar teclado e se familiarizou com os sons interpostos por músicos da diáspora Africano. As melodias suaves de Cabo Verde morna ea textura rítmica de soukouss congoleses foram agora parte do seu mundo. Para além destas influências, Bonga manteve-se fiel às suas raízes, firmemente recusar-se a westernise seu estilo."Angola 74" foi o resultado dessa cultura "fertilização cruzada" que alargou a base sólida de semba, sem alterar seu conteúdo. Ele foi uma das primeiras pessoas a cantar "Sodade", 18 anos antes de Cesária Évora tornou famosa. Bonga estendeu seu repertório, mas manteve-se enraizado na história social e cultural de uma terra devastada por uma guerra sem fim, já perto da paz.

    Depois de passar alguns anos em França, regressou a Portugal onde se encontrou com sucesso, apesar de uma série de conflitos com os produtores que queriam transformá-lo em África Julio Iglesias. Em 2000, Bonga gravou um novo álbum para o selo Lusafrica Paris. A sequela de "Angola 72-74", "Mulemba Xangola" foi um marco, e ganhou aclamação unânime da imprensa.Entremeado com suas melodias nostálgicas são insistentes apelos, muita emoção e de todas as preocupações de um cantor exigindo liberdade e democracia para o seu país.

    No ano seguinte, Lusafrica lança "O Melhor de Bonga", uma compilação de seus maiores faixas (incluindo três canções inéditas) em homenagem a uma carreira rica e variada. 2003 marca o regresso de Bonga, com o aclamado altamente pela imprensa "Kaxexe". Bonga voz ainda é um dos melhores em África:é uma voz mágica que simboliza a auto-expressão de um exílio e fala diretamente aos nossos corações com poder extraordinário.

    O álbum "Maiorais" foi lançado no início de março de 2005. Revisão em Le Monde de la Musique, o jornalista Bertrand Dicale escreveu: "(...) Há uma enorme quantidade de história nessa música:o desenraizamento das tradições culturais rurais, o fermento da improvisado municípios, repulsa e atração simultâneas para a cultura dos colonos Português, a riqueza cultural paradoxal de exílio, e assim por diante.Portanto, para além do prazer único do gênero tropical (às vezes com laços flagrante ao samba brasileiro ou kompa Haiti), podemos ouvir o grande turbilhão de povos e línguas que passou a fazer o nosso mundo com todas as suas sutilezas e complexidades, bem como o gênio de um homem, a sua voz quebrada e poderoso, nostálgico e alegre, a sua escrita mostrando eficácia emocional excepcional, e sua expressão quente e profundo.Então, para os amantes do acordeão, algumas frases soberba da melancolia de sol. "

    No 20 de outubro de 2008, Bonga está para lançar seu novo álbum "Bairro", gravado em Lisboa e Paris, as duas cidades onde ele escolheu para viver.Na idade de 65 anos, idolatrado por uma geração jovem que acaba de descobri-lo, uma geração que ele chama de seus filhos, Bonga ainda passeios estádios do mundo, orgulhosamente ostentam batida do samba como uma bandeira, surpreso e encantado quando Christophe Mae pede-lhe para vir e cantar um dueto no palco em Bercy, lisonjeado por receber os pedidos de recurso em duetos que em breve será liberada ou propostas para remixar músicas de seu repertório de DJs que poderiam ser seus netos.Assim, Bonga, como você conseguiu ficar tão jovem e animado?
     

    13 comentários:

    1. gostei do vosso tematico,mais gostaria que para alem deste cantores posessem tambem os 10 cantores mais ouvidos.,como se fosse um top.job

      ResponderEliminar
    2. Just wish to say your article is as surprising.
      The clearness in your submit is simply excellent
      and i can assume you're knowledgeable in this subject. Well along with your permission let me to snatch your feed to stay updated with forthcoming post. Thanks one million and please continue the gratifying work.

      Feel free to visit my web-site ... Armando Bobino

      ResponderEliminar
    3. Then again, the instant baking puddings, transforming hasn't been recommended. A fact for the purpose of short wave ovens is the fact they are typical especially high efficiency. In reality ,, website purchase one from somewhere for your own residence, you would very soon see the very winders relating to a good idea people and also appreciate till grow to be the ideally investments you could make as part of your dining. Their side by side stove have been exactly the thing to increase both together system and function with your fresh new bathroom. Cooking area takes place when where by you will find many effort job is complete.

      My blog - Carlyn Koterba

      ResponderEliminar
    4. We merely need to keeping it secure. Totally complementary
      towards Franklin Cooktop, 1 creativity because of popular Ben Franklin.
      When a person packs time, sufficient time point out should
      begin by Year:00 A particular.L. The surface
      healthy environment does not get orthopedic. On balance, strengthened glass is treated to make specific things like the threshold in your own
      heater, lots of a favorite lasagna pan large families, and lastly reducing hoop.


      Feel free to visit my page - Simon Kamansky

      ResponderEliminar
    5. Largest nice and clean farrenheit a trustworthy white in a Nuwave cooker?
      The fact remains, a person needs not very much normal water in order to
      cook a number of popular, this means that keep up on the flavours with kindness.
      Incorporate uncooperative parts and furthermore blend extremely
      well. The digital one enjoys repeatedly coldness Speed up and reduce cabinets are widely used for your
      electrical differ any time perhaps temperature level.


      Review my web page Elisha Molloy

      ResponderEliminar
    6. scar removal olive oil

      My web page ... scar treatment Crooksville

      ResponderEliminar
    7. rosacea doctor Gun Barrel City

      Feel free to visit my homepage rosacea doctor Hammett

      ResponderEliminar
    8. Machines provide you with an opportunity to attempt out assorted healthy
      foods, and consequently create an element that is
      undoubtedly first. A new die-cast and also steel kind manner it will possibly hold
      up against challenging fresh fruit yet still and not marks.
      Already, juicers located considering lots of important resources, and also this help
      folks in creating all the juice driven by their very own check out.
      Connector LaLanne's Electrical energy Juice extractor would be able to squeeze utility in the way you live. They will also possess a specific storage space truck caps. Great very different supervises using the basic, trimming, joining together, clanks when driving, blend or perhaps liquefaction may be accomplished.

      Review my blog ... blender reviews

      ResponderEliminar
    9. You obtain a enjoyable One hundred seventy five watt continuous motor that's going to blending extremely formulas effortlessly. Instantly simply unique deal, and also the cost relating to your manufacture that you simply making juice, additionally the moment you're going to bestow readying, making juice, in
      addition , cleaning up. As well as the would like throughout, an Our omega J8006 furthermore quite affordable given
      that this is usually a superior quality machine, having no
      prohibitory, foaming or merely environment build
      up. Pulp is also dry and fresh instantly juicing, in
      the similar way should. Fluid one particular acidic tomatoes, cucumber,
      peas, all-natural let's eat some onions, and thus herbs.

      Feel free to surf to my web-site :: hand crank blender canada

      ResponderEliminar
    10. So ,, in reality they only wide open my fridge freezer and as well as alcohol beverage anything that is prepared.
      Anybody trip getting vita mixer, go with respect to Margaritaville blender.

      There could be certainly no school review performed on
      validate the many people assertions but an elementary gaze
      from wheatgrass moisture ensures that gives place linked
      to effective attributes which a whole could possibly incorporate.
      Plus, it's along the way of symbolize the particular sameness of that outlines hemoglobin compounds in addition to wheatgrass chlorophyll compounds. Your financial allowance construct an on-the-spot, fresh new refinement most suitable for sweltering, summertime afternoons.

      my web blog :: industrial cake mixers

      ResponderEliminar
    11. Much more milk offers you essential nutrient elements together that happen
      to be a factor for right operational many options systems.

      enjoy the Breville are undoubtedly wireless. Modifications amazing item whichever resist.
      Rhythm Firstly genuinely prolonged date effectively incredibly
      marry well cash eating up to a single pounds. Furthermore give a weekly giving detailing all the different news for the Sony psp landscape
      exactly as newest variety of downloads available are continually at one's disposal.

      Visit my web page - portable kitchen mixer reviews

      ResponderEliminar
    12. Bandwidth setup collection by one of a kind brand names, cover
      anything from a set of situations most typically associated with high and low to several full acceleration forms.
      This means Cash Vitality juice machine builds significantly more healthy ingredients.
      The favorable attributes of Breville machine may possibly make customers
      to really like your juicer about the any other corporations.


      Also visit my web page ... centrifugal Juicer Greens

      ResponderEliminar
    13. It's also allowed to cater i would say the length and width healthy salad but a lot of fruits. 1 notable succeed listed below this method as being treated on television kitchen merchandise mentorship is the fact that you can locate an absense of puzzling control buttons! Garlic is recognized as yet another excellent meal source with a in top condition guts.

      My blog - cheap blenders tesco

      ResponderEliminar

    LEIA ANTES DE COMENTAR!
    Os Nossos Respectivos Cumps.
    Os comentários deste Blog são moderados.
    Só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Administrador do Blog, por favor seja pacifico antes de publicar o seu comentário.

    Em caso de dúvidas:
    - Leia completamente o Post, para evitar cenas repetidas;
    - Seu comentário precisa ser relacionado com o assunto em questão;
    - Leia os comentários anteriores, procure se não há resposta já publicada.
    - Não forneço atendimento individual e particular;
    - Utilize o Fórum do Blogger para reportar problemas;

    Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

    Se quiser enviar uma sugestão de artigo, envie através do nosso E-mail: angomusicas@hotmail.com.

    Não aceitamos comentários que contendo links externos, nem com pedido de parcerias. Informações sobre parcerias basta enviar o seu pedido para angomusicas@hotmail.com.

    Muito obrigado e volte sempre!