• A Música Angolana no seu melhor!

    [BIOGRAFIA] Cabo Snoop



    Ivo Manuel Lemos, de nome Artístico “CABO SNOOP”, filho de João Adão de Lemos António e de Teresa Francisca Manuel. Nascido aos 01 de Novembro de 1990 na maternidade Lucrécia Pain.

    Residente no Bairro Hoji ya henda e Tem 12 irmãos. Começou no mundo do entretenimento como bailarino de Hip Hop e New Style. Inspirado e motivado pelo Ilustre e eterno cantor o qual denominado Rei do Pop, MICHAEL JACKSON.
    É hoje uma das referências musicais em Angola e verdadeiro “show-man”, na maneira de cantar e dançar. Ivo de Lemos ou Cabo Snoop é autor de duas canções aclamadas pelos amantes do estilo musical kuduro.
    Do seu acervo musical, sobressaem canções como “Pracatátumba”, “Zagala” e “Windek”. Todas elas, cânticos que contaminam multidões. Começou a caminhada artística, depois de ter concluído o ensino médio como técnico de frio, no Instituto Médio Pascoal Luvualu.

    As vicissitudes do dia-a-dia levaram-no a procurar um emprego, para fazer face às despesas pessoais e familiares. As diligências para conseguir emprego na área da sua formação, foram um fracasso. Todas as tentativas efectuadas deram em fiasco.

    A primeira oportunidade que lhe apareceu foi auxiliar de transporte de cabos eléctricos, na produtora Power House. Mesmo assim, absteve-se de falar e sonhar sobre música. Durante meses, foi um auxiliar de filmagens.
    O que lhe interessava era apenas o salário. Com o produtor musical e de imagens Oxi-Fú, participou em inúmeros vídeos musicais. Um dia as filmagens prolongaram-se noite dentro. Não tinha como regressar a casa e decidiu pernoitar no estúdio. Cercado de instrumentos musicais e audiovisuais, começou a compor uma canção, longe do olhar do patrão. A vontade de cantar e gravar aumentou.

    Durante um momento de descontracção no trabalho, Cabo Snoop ou Ivo Manuel de Lemos desfez-se da vergonha e pediu ao produtor musical e de imagens Oxi-Fú que lhe permitisse cantar e gravar uma canção.
    Ele aceitou. Instintivamente, criou e compôs. Habituado a descobrir talentos, Oxi-Fú misturou, aprimorou e fez tudo para que a música saísse perfeita. O produtor pediu que Cabo Snoop fizesse também as rimas.
    Em finais de 2009, Cabo Snoop foi surpreendido com o produto final que veio a denominar-se “Windek”.

     
    Um ano depois de terminar o ensino médio isto em 2009, por intermédio de um amigo “Obigrafo”, entra na POWER HOUSE (Produtora pela qual assinou), empresa de entretenimento do Produtor DR. HOCHI FU, como ajudante de câmera e montagem de cenário de vídeo clip. Foi na Power House que foi-lhe atribuído o nome de CABO SNOOP.

    CABO foi-lhe atribuído, porque a Power House é uma produtora com um regime militar. Então, coexistindo o General, Brigadeiro, Capitão, influenciados por estes, passou a ser denominado de Cabo. SNOOP porque sempre foi estreito como o SNOOP DOG, e foi assim que surgiu o nome artístico “CABO SNOOP”.

    “Como nos tempos livres, gosto de escrever, vendo o estúdio áudio na Power House, fui ter como o I.V.M BEATZ, o produtor da Power House, e ai tentamos gravar uma brincadeira. Brincadeira essa que agradou ao I.V.M e ao Hochi Fu. Então um dia o I.V.M idealizou o WINDEK e convidou-me a cantar no instrumental. Graças a Deus, hoje o Windek é um sucesso Mundial. O Windek Foi e esta a ser a minha rampa para o mundo do entretenimento. Com o Windek o I.V.M e o Hochi Fu, ficaram motivados em lançar-me no mercado. “
     
    A música do Bluetooth
    A canção “Windeck” foi algo inesperado, na vida de Cabo Snoop. Admirado com a sua capacidade artística, decidiu partilhar o sucesso. Por onde passava, comunicava a boa nova. “Quem tivesse telefone eu imediatamente enviava a música”. O método de telemarketing usado em nada deu. Ivo Manuel de Lemos também é bailarino de kuduro. Da sua trajectória, realça a passagem em concursos de dança como Team Elite e na primeira e segunda edição do Bounce promovido pela Semba Comunication. Optou por sair do anonimato participando num show como bailarino. Ao som do Windeck, Cabo Snoop cantou e dançou. Desde então, ficou marcado por aquele espectáculo.

    As dúvidas familiares
    De boca em boca e de táxi em táxi, a música e o seu nome espalharam-se pelos quatro cantos do país. Como resultado, rádios e casas nocturnas passaram a tocar frequentemente o Windeck. Filho de João Adão de Lemos e de Teresa Francisco Manuel, em casa, ninguém acreditava nas suas capacidades artísticas. Cabo Snoop descreve-se como um homem de poucas palavras. Talvez seja por isso que todos questionavam as suas capacidades. Não tardou muito para que as dúvidas fossem dissipadas. Num espectáculo transmitido pela Televisão Pública de Angola (TPA), todos testemunharam que Ivo se tinha transformado num cantor. Hoje, Cabo Snoop é o orgulho familiar mas também dos moradores da Rua das Estrelas, imediações da fábrica de cerveja Cuca.

    Trajectória estudantil
    Ivo Manuel de Lemos tem o seu percurso estudantil iniciado na escola 712, localizada na zona adjacente à empresa cervejeira Cuca. O ensino médio foi feito no Bairro do Palanca, município do Kilamba Kiaxi, no Instituto Médio Pascoal Luvualu.  Decorridos cinco anos, recebeu o diploma de técnico médio em Mecânica, Frio e Climatização. “Pensei trabalhar nesta área, mas nunca foi muito meu desejo frequentar o curso. Estou a pensar estudar engenharia informática”.

    Show de beneficência
    Cabo Snoop é jovem e com uma trajectória musical recente. Destaca no seu percurso a participação num espectáculo de beneficência a favor de uma menina que foi amputada. “A casa estava cheia. O pessoal agradeceu muito a minha participação. Obrigado Deus por tudo”. 

    A dança é o seu dom?
    Comecei por ver todos os espectáculos de Michael Jackson e depois decidi procurar companheiros de dança. Passei pelos Be Furious uma banda que tinha a sua sede no Bairro de São Paulo, em Luanda. Tratava-se de uma banda bem cotada no bairro. Como novato, decidi juntar-me a uma outra banda que nasceu dentro dos Be Furious. Ali experimentei tudo quanto sabia de dança.

    Qual é o seu estilo musical?
    O kuduro é nosso. Mas não canto unicamente o kuduro. Vou fazer diferente.

    Afinal o que é Windeck?
    É uma espécie de chamada de atenção. Acho que tudo está explicado para quem ouvir a música. Devem seguir o lado positivo da música e não fazerem confusão com a letra. É uma chamada de atenção.

    Foi nomeado para os prémiosda MTV Base?
    É verdade. Estou a concorrer na categoria do Best Lusófono, ao lado de cantores como Paulo G, Lisa Jeimes e a Dama do Bilingue. Há uma diferença entre os quatros concorrentes. Serei o músico convidado para animar a gala de atribuição dos prémios que se realiza no dia 11 de Dezembro de 2010, em Lagos, Nigéria. Peço que o povo angolano vote.

    Como votar?
    É fácil. Os angolanos devem ir ao site www.mama.mtvbase.com. Lá, vão encontrar vários endereços e vão encontrar vários nomes de cantores. É só votar.

    Tem namorada?
    Não tenho. Tudo porque, quando entrei na música nunca pensei em namorada. Hoje, elas aparecem com frequência, mas tenho as minhas metas traçadas. Primeiro o disco, afirmação e depois o MTVBase. De resto veremos depois.

    Já pensou com quem namorar?
    Já. Com a cantora Rihanna. 
    DISCOGRAFIA
    O meu primeiro álbum que tem como Titulo BLUETOOTH, lançado em 08 de Novembro do ano de 2010, pela Produtora Power House Entertainment.
    O álbum teve as participações de:
    PESOS PESADOS,
    SÍLVIA FREITAS,
    C4 PEDRO,
    CLEÓPATRA,
    DIPAC,
    OS SUPREMOS,
    OS 3,
    OS MODELOS,
    MASKARADO,
    3M
    MWANA PO.

    “O DVD contará com algumas participações de músicos Africanos. Um muito obrigado por tudo em primeiro lugar a DEUS e depois a vocês todos que me fazem existir… One Love!”

    Fonte: Power House Entretenimento
               Jornal de Angola

       
      

    7 comentários:

    1. halla cabo-snoop!vax longe...

      ResponderEliminar
    2. força cabo a gente esta contigo .helder staff

      ResponderEliminar
    3. Don't buy in to the hype. After researching the subject of drinking water quality and of home water filters and purifiers, he set up a website where he proposes the results of his inquiry for all to consider, to reach independently their conclusions. To own aim connected with retrieval > 65%, must implement alternative spot activity functionality.

      Here is my web site; reverse Osmosis water filter Aqua

      ResponderEliminar
    4. Good post! We will be linking to this particularly great content on our site.
      Keep up the great writing.

      My page; locucoes

      ResponderEliminar
    5. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point.
      You obviously know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your blog when you
      could be giving us something informative to read?


      my weblog; espagne

      ResponderEliminar

    LEIA ANTES DE COMENTAR!
    Os Nossos Respectivos Cumps.
    Os comentários deste Blog são moderados.
    Só serão publicados os comentários que estiverem de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Administrador do Blog, por favor seja pacifico antes de publicar o seu comentário.

    Em caso de dúvidas:
    - Leia completamente o Post, para evitar cenas repetidas;
    - Seu comentário precisa ser relacionado com o assunto em questão;
    - Leia os comentários anteriores, procure se não há resposta já publicada.
    - Não forneço atendimento individual e particular;
    - Utilize o Fórum do Blogger para reportar problemas;

    Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

    Se quiser enviar uma sugestão de artigo, envie através do nosso E-mail: angomusicas@hotmail.com.

    Não aceitamos comentários que contendo links externos, nem com pedido de parcerias. Informações sobre parcerias basta enviar o seu pedido para angomusicas@hotmail.com.

    Muito obrigado e volte sempre!